Florianópolis um Passeio na Ilha da Magia

Pessoal, recentemente estivemos em Florianópolis, curtimos bastante na linda ilha da magia! Vou contar um pouquinho das nossas aventuras por lá!

Ficamos hospedados no belo Majestic Palace Hotel Florianópolis, um hotel excelente, localizado na Avenida Beira Mar Norte, ao lado do Beiramar Shopping. Depois conto mais do hotel para vocês.

“Florianópolis é daqueles lugares para os quais sempre iremos voltar e a cada volta vamos descobrir novos caminhos, novos destinos, pois a Magia nunca irá acabar.”

Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina é apelidada de “Ilha da Magia”, tanto pelas belezas naturais das suas 42 praias como também pelas lendas de pescadores, que envolvem bruxas e lobisomens. Com uma colonização açoriana, Florianópolis tem aproximadamente 500 mil habitantes, e é o segundo lar de muitos paulistas, argentinos, americanos e europeus, que já se encantaram pelos mistérios deste lugar.

Ponte Hercílio Luz – é o cartão postal da cidade. Foi construída em 1922 com o objetivo de ligar a Ilha ao Continente, e é a maior ponte pênsil do Brasil, com 821 metros de comprimento, e possui o 132º maior vão pênsil do mundo. Existe um mirante situado na cabeceira da ponte, do outro lado da avenida Beira Mar, que proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas desta maravilha arquitetônica, do Centro, e do Parque da Luz.

Lagoa da Conceição – no coração da ilha ela reúne praias, dunas e montanhas. Para quem aprecia esportes náuticos pode praticar windsurfe, caiaque, kite surf e jet sky. Dos morros saem parapentes e vôos de asa delta. A lagoa também é muito conhecida por abrigar inúmeros barzinhos ou restaurantes diferenciados.

Mirante da lagoa da Conceição – localizado no alto do Morro da Lagoa, o Mirante Manoel de Menezes tem uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. Dali é possível visualizar grande parte da Lagoa, a Avenida das Rendeiras, as dunas e, em dias de sol, o mar da Joaquina e da Praia Mole.

Praticamente, todas as pessoas que visitam a ilha passam por ali e tiram uma foto.

No local, há também uma luneta para observação terrestre, que permite uma visão ainda mais privilegiada.

Um momento especial é a lua cheia que fica linda vista do mirante.

Barra da Lagoa – A praia é linda e transparente e Canal da Barra da Lagoa é um atrativo à parte. Trata-se de uma espécie de “rio” que liga a Lagoa da Conceição ao oceano. A água é transparente, por isso muita gente aproveita para mergulhar usando máscara de snorkel e observar os peixinhos. É um lindo vilarejo. nós fomos no fim de tarde e adoramos o passeio.

Mirante da praia Mole – A caminho da Barra da Lagoa, pouco depois da praia Mole, no Leste da Ilha, está o mirante Ponto de Vista. Além de bater fotos lindas, no local é possível apreciar a vista da Lagoa da Conceição tomando um café – ou um suco nos dias quentes. Também dá vista para as dunas da Joaquina, o Rio Vermelho e parte da Barra da Lagoa. De qualquer direção que se olhe, o cenário é deslumbrante e vale uma visita prolongada. Sente-se na lanchonete, refresque-se com uma bebida geladinha e deixe seus olhos e pensamento deslizarem nas águas calmas até onde a vista alcançar. O Mirante Ponto de Vista é de fácil acesso e também conta com estacionamento e lojinhas de souvenirs.

Santo Antonio de Lisboa –  um vilarejo charmoso com casinhas pintadas em cores fortes, o calçamento de pedra de algumas vias, a igrejinha, as lojinhas de artesanato e ótimos restaurantes. O distrito de colonização açoriana fica entre o centro e as praias do norte. O por do sol em Santo Antonio de lisboa é belíssimo. Não deixe de passar um fim de tarde por lá. 

Nos fins de semana Santo Antonio de lisboa fica lotado, é difícil conseguir um lugar nos decks à beira-mar dos bares e restaurantes. Ainda por cima tem uma boa panorâmica da Ponte Hercílio Luz bem ao fundo. Banho de mar mesmo no verão, não é convidativo, as águas são dominadas por barcos de pescadores.

As praias fazem a fama de Florianópolis: o surfe na Joaquina, os corpos sarados na Praia Mole, os argentinos lotando Canasvieiras, os belos restaurantes, beach clubs e muita gente bonita é em Jurerê Internacional.


Jurerê Internacional – é uma das áreas mais nobres de Floripa e um dos destinos mais badalados do verão brasileiro. O bairro planejado possui lindas casas e uma boa estrutura para receber os turistas, com estacionamentos, restaurantes, lojas, hotéis e uma extensa faixa de areia. Pode ser um local para ser visitado por quem quer apenas curtir a areia e o mar como também por quem está em busca de muito agito nas baladas e beach clubs que lá se encontram.

A praia de Jurerê Internacional está localizada no Norte da Ilha, a cerca de 25 km do centro da cidade e 32 km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O caminho para acessá-la é a rodovia SC-401, que liga a região central aos bairros e praias do Norte da Ilha.

Agora vamos combinar que banho de mar na Região Sul é datado, vai de novembro a abril, né!

Jurere Open Shopping – O Jurerê Open Shopping, empreendimento a céu aberto localizado em Jurerê Internacional – e que conta com cerca de 50 operações de comércio e serviços.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa – A fortaleza está localizada entre as praias do Forte e Jurerê, ao norte da Ilha, que fica cerca de 25km do Centro. Este Forte integrava as bases de defesa de Florianópolis no período colonial, e é composto por um harmonioso conjunto arquitetônico circulado por muralhas, que abrigam a Casa do Comandante, o Paiol de Pólvora, a Capela, entre outros. Eu fiquei encantada com esse lugar! Tem uma beleza e uma energia incrível. 

Projeto TAMAR – O projeto TAMAR atua na busca pela preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, minimizando os efeitos predatórios da pesca, e conta com uma infraestrutura que inclui cinco tanques de observação, museu, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja. O espaço é aberto à visitação todos os dias, incluindo feriados, das 09h30 às 17h30, e está localizado na Praia da Barra da Lagoa.

Mercado Público Municipal – O Mercado Público é um edifício histórico, e um espaço de comércio e convivência que contempla lojas de alimentos, utensílios, roupas e artesanato. É um grande ponto de encontro de lazer e entretenimento para moradores e turistas, visite os restaurantes tradicionais BOX32 e Trapiche Bar. Confira a programação no site www.mercadopublicofloripa.com.br

Centro histórico – A região da Praça XV de Novembro abrange o centro histórico com características arquitetônicas preservadas por lei, as principais ruas, a catedral e o Palácio Cruz e Souza. A praça possui pavimentação em mosaico com motivos do folclore ilhéu, monumentos que homenageiam heróis de guerra e a famosa Figueira Centenária. Diz a lenda que quem contorna a árvore atrai casamento e fortuna.

Palácio Cruz e Sousa – O antigo “Palácio Rosado” é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina, ou “MHSC”, que serviu como Palácio do Governo do Estado e foi palco de acontecimentos políticos. A arquitetura é impressionante, com escadarias em mármore, desenhos em gesso e machetaria com influência açoriana. A visitação é aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e nos finais de semana até as 16h. Aos domingos, a entrada é grátis.

Restaurantes que eu fui e indico:

  • Rosso – Cozinha regional e frutos do mar é excelente. Num dos dias almoçamos no Rosso e adorei! Fica em Santo Antonio de Lisboa.
  •  Villa do Porto – Santo antonio de Lisboa. Excelente! Se destaca-se pelos frutos do mar aliados à gastronomia espanhola e portuguesa, além de situar-se em um imóvel histórico construído em 1840, que hospedou o então imperador do Brasil Dom Pedro II.
  • Barracuda  –  Referência em gastronomia portuguesa e regional de Florianópolis. Fica na Lagoa da Conceição
  • Artusi – restaurante italiano.  Ambiente elegante e refinado, com massas artesanais, pescados, carnes e aves. Fica no centro
  • Acqua Plage Jurere Internacional – Acqua Plage traz os sabores do Mediterrâneo para Jurerê Internacional. Eu fui almoçar e passar a tarde. Adorei. As influências são mediterrâneas, tanto no cardápio quanto na arquitetura. Inspirado na frase Leonardo da Vinci, “a simplicidade é o último grau da sofisticação”. Lembra os restaurantes de Capri na Itália.
  • Maremonti Floripa –  Cozinha italiana. Eu já conheço e gosto muito do Maremonti de Campinas e dessa vez fui conhecer o de floripa.
  • Restaurante do hotel Majestic é aberto ao público, menu excelente e tem uma vista maravilhosa para a orla.
  • Lucilia Bistro em Jurere Internacional –  Almoço sempre servido no buffet por quilo com diversos tipos de pratos, onde é alternado o cardápio, inspirado nas comidas de diferentes países.
  • restaurante Ostradamus – fica em Ribeirão da ilha – é mais do que uma opção gastronômica no canto sul da ilha de Floranópolis, Santa Catarina. É uma atração turística. Um programa completo: visitar a charmosa vila açoriana de Ribeirão da Ilha, comer ostras depuradas (o local é um dos maiores produtores de SC),  e curtir o clima do trapiche e do restaurante Ostradamus em frente à praia.
  • Café Tens Tempo – Tem deliciosos doces portugueses e fica em frente o Restaurante Ostradamus – Recomendo comer os famosos travesseiros. O lugar tem várias coisinhas locais para comprar: artesanato, vinhos, cachaça e produtos gourmets.
  • Riviera café – Excelente cafeteria no Shopping beira mar
  • Outback Steakhouse – Shopping Beira mar

Restaurante Ostradamus

Restaurante do Majestic Palace Hotel

Shopping eu recomendo o BeiraMar – Rua Bocaiúva, 2.468 – Centro

Essas são as minhas dicas!

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*