Parabéns Caxambu pelos 117 anos

Parabens Caxambu minha cidade querida!

Sua História e Fama nos enche de orgulho e nos permite sonhar e acreditar num futuro de conquistas.

“Muito da magia existente no sul de Minas Gerais perderia o sentido sem Caxambu. Se a água é a dádiva maior da vida em nosso planeta, Caxambu é seu refúgio esplêndido, um lugar privilegiado e cuidadosamente escolhido pela natureza.”

Está nos registros da história que em 16 de setembro de 1901, foi criada a vila de Caxambu. E, finalmente, em 18 de setembro de 1915, esta foi elevada à categoria de cidade.

Um pouco de suas Características

Caxambu situada nas montanhas do sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, nos traz muito orgulho por ser de uma cidade abençoada por seu extraordinário complexo hidromineral, com doze fontes de água mineral com propriedades diversas, e ter em sua história uma estreita ligação com a Familia Imperial Brasileira, com o fato de que a própria Princesa Isabel e seu esposo Conde d’Eu, em 1868, chegaram em Caxambu, atraídos pela fama das águas.

A princesa buscava a cura de sua infertilidade. Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada Princesa Isabel e Conde d’Eu, a princesa curou-se de sua anemia e engravidou. Assim, ela mandou erguer, na cidade, a Igreja de Santa Isabel da Hungria, em agradecimento por ter sido curada.

Da riqueza do subsolo nasceu uma cidade voltada para o bem-estar de seus habitantes e visitantes. Em Caxambu, o lema é cuidar bem do corpo e da alma. Suas águas são usadas desde a segunda metade do século XVIII em terapias e no tratamento de diversas doenças. Em Caxambu, também estiveram outras figuras brasileiras importantes, como Rui Barbosa, que, admirado com a beleza do local, escreveu o poema Medicina entre Flores.

A cidade possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha. Através do colorido de suas paisagens, das belezas naturais, pelos encantos dos seus jardins floridos e pelo valor inigualável de suas miraculosas águas, Caxambu vem , desde a época do Brasil colônia, conquistando seus visitantes.

 

A tradição do seu famoso Parque das Águas “Doutor Lisandro Carneiro Guimarães”, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

 

Os passeios de pedalinho, charrete e a subida de teleférico até o morro Caxambu (1090 m de altitude) são mais algumas das opções de lazer. 

Visite Caxambu! Você vai se encantar com a nossa cidade!

Aproveito a oportunidade para parabenizar e agradecer o grande empenho e excelente trabalho do nosso amigo, atual prefeito, Diogo Cury e toda a sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*