Cores Complementares – Aprenda a combinar as Cores

Pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre as cores completares. Parece realmente complicado, se você acredita não entender muito de moda. Mas a maioria de nós tem alguma noção de como montar um look e fazê-lo funcionar no dia a dia, mesmo que seja usando cores sóbrias (como o preto e cinza) para combinar com outras coloridas (como o amarelo).

Ainda assim, na hora de sair dessa cartela de cores, em que o tom neutro é a base as cores coloridas aparecem como um destaque, ficamos um pouco confusas. Afinal, é possível usar rosa com verde? E amarelo com azul? E um look inteiro vermelho? (a moda do monocromático já provou que isso é possível.)

A combinação complementar é uma harmonia contrastante, pois as cores que compõem a combinação não apresentam semelhança; por esse motivo essas combinações são de maior impacto e em geral de alto contraste, especialmente se as cores adotadas forem intensas.

A combinação complementar é composta por duas cores que se apresentam em lados opostos no círculo cromático, como apresentado de forma destacada na figura abaixo.

Como essa combinação cria um impacto visual importante, transmite uma mensagem de informalidade e criatividade, expressando também jovialidade.

 

Seguem alguns exemplos de looks para te inspirar:

Verde + Vermelho

As combinações do tipo contrastantes, podem ser usadas para cria looks chamados color block, sempre trazendo uma percepção vibrante e cheia de energia.

Azul + Laranja

As cores azul e laranja são mais claras, sendo essa uma forma de diminuir o impacto do contraste das cores no visual.

Amarelo e Roxo

São duas cores que combinam super bem! deixa o look alegre e elegante. Opte por sapatos roxo ou na cor neutra.

Pink e verde

Tons terrosos também imperam

Branco com verde

O círculo cromático ou círculo de cores é formado pelas doze cores do espectro, ou seja, sete cores básicas (vermelho, amarelo, azul, verde, laranja, roxo) e suas variantes, a saber:

  • Cores Primárias: são três cores: vermelho, amarelo e azul. Elas possuem uma cor secundária como complementar.
  • Cores Secundárias: são três cores: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul). Possuem uma cor primária como complementar.
  • Cores Terciárias: são 6 cores: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde). Elas possuem uma cor terciária como complementar.

Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares:

  • O azul (primária) e o laranja (secundária)
  • O vermelho (primária) e o verde (secundária)
  • O amarelo (primária) e roxo (secundária)

Cores Análogas

Diferente das cores complementares, que estão localizadas do lado oposto do círculo cromático, as cores análogas determinam as cores que estão próximas umas das outras, por exemplo: o amarelo (primária) tem como cores análogas o amarelo-esverdeado e o amarelo-alaranjado, ambas terciárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*