Clericot a Saborosa Refrescância

clerico-m

Vou falar um pouco de uma bebida deliciosa que eu experimentei e adorei. Super refrescante e deliciosa.

Clericot é a deliciosa bebida a base de vinho tinto, branco ou rosé e pedaços de fruta….além de ser uma delicia e refrescante é uma bebida bonita, que chama atenção em sua jarra! Já faz fama em vários restaurantes.

Essas bebidas pertencem a família dos ponches que é a denominação para misturas de bebidas alcoólicas com não alcoólicas e que em algumas versões incluem frutas!

O Clericot originou-se na França, no séc XIX e era composto de suco de limão, xerez, brandy e soda. Da França foi para a Argentina e Uruguai onde a bebida se consagrou. Nesses países a receita foi modificada ao invés do vinho tinto é preparada com vinho branco ou espumante, cubos de fruta e açúcar. Pêssego, pêra, morango e maçã são as mais utilizadas.

A Sangria teve sua origem em Portugal, mas o sucesso mesmo é na Espanha…em Barcelona no verão, em todas as mesas há uma jarra de sangria. A grande diferença da Sangria para o clericot é que nessa o vinho tinto é obrigatório além de suco de laranja, laranjas em cubos ou em rodelas.

O vinho dessas bebidas deve ser seco já que as frutas já tem o açúcar necessário para deixar a bebida doce.  As jarras dessas bebidas são bojudas e com bico dobrado, pois ele tem a função de reter os componentes sólidos enquanto a bebida é servida.

Clericot_bluesangria
Segue a Receita do Clericot

Ingredientes:
  •  1 garrafa de vinho branco gelado Sauvignon Blanc
  • 2 xícaras de frutas picadas – morango, kiwi, pêra, maçã, tangerina, pêssego, manga, uva, cereja, etc
  • 2 cálices de licor de laranja (Grand Marnier, Cointreau, etc)
  • Gelo picado
  • Açúcar a gosto (alguns colocavam e outros não, se quiser que fique mais como suco, adicione)
Como preparar:
 
Utilize uma jarra e despeje sobre as frutas o licor, deixando elas marinarem por alguns minutos. Adicione o vinho branco bem gelado e coloque o gelo. A adoce se achar necessário.Sirva a jarra com uma colher ou palitos para que possa as pessoas possam servir-se das frutas nas taças também.
Vocês vão amar essa deliciosa bebida refrescante!!!

One Reply to “Clericot a Saborosa Refrescância”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*