Blumenau – Bem vindo a Capital Nacional da Cerveja!

Pessoal, fazem 2 anos que estou morando em Blumenau/SC a cidade é considerada a Capital Nacional da Cerveja.
Blumenau também é famosa pela Oktoberfest que todos já devem te ouvido falar e muitos até já vieram curtir dias de muita farra, música, danças e cerveja gelada!
Aqui em Blumenau eu moro no Jardim Blumenau. Um bairro arborizado, charmoso e pertinho de tudo. Estou ao lado do Hospital Santa Isabel que é considerado o maior hospital .
Estou ao ladinho da famosa e chiquérrima Alameda Rio Branco. A Alameda tem ruas largas, passeios amplos é propícia para caminhadas. Lá os passeios são largos, tem vários cafés, restaurantes, empórios, lojas de grifes e galerias. Eu adoro passear na Alameda. Quase no final dela fica a minha escola de Pilates Studio Andrea Francalacci.
Segue as minhas dicas para quem vier passear, morar e trabalhar em Blumenau. Fiz essas dicas com muito carinho.
Sou uma mineirinha vivendo em Blumenau!

Pontos turísticos de Blumenau que a maioria você pode fazer caminhando: 

– A Famosa Rua XV de Novembro que é a rua onde Acontece o desfile da Oktoberfest. Tem várias construções estilo enxaimel, repare que o reflexo das construções é refletido no chão da rua em alguns trechos.  É a principal rua do comércio de Blumenau. Tudo muito limpo e organizado. 

– Castelinho malmalm que hoje é uma loja da Havan ( fica na rua XV)

– Catedral São Paulo Apóstolo ( fica na Rua XV)

– Teatro Carlos Gomes (fica na Rua XV) 

– A linda Prefeitura de Blumenau fica no (final da Rua XV)

– O relógio de flores é ao lado da prefeitura de Blumenau 

– A avenida Beira Rio também é linda, toda florida e tem várias construções em estilo enxaimel. ( Av Beira rio que fica às margens do rio Itajaí que corta a cidade, fica numa paralela à prefeitura, tudo pertinho e tem uma vista linda para a ponte de ferro) vale a pena uma caminhada as margens do rio.) 
– Ponte de Ferro foi construída em 1929 e as ferragens vieram da Alemanha.

– Vila Germânia é onde acontece a Oktoberfest. La é uma vila temática e funciona durante todo o ano. Tem várias lojinhas de souvenirs, restaurantes, cervejarias e casinhas estilo enxaimel. ( fica no bairro chamado Velha) 

– Parque Ramiro um parque com lago, pista para caminhada e muito verde. Fica ao lado da Vila Germânica. 

– Alameda Rio Branco uma das ruas principais e mais charmosa de Blumenau. Eu brinco que é onde tudo acontece, tem várias lojas de grifes famosas, empórios, restaurantes e cafés. É próxima do nosso prédio e faz parte do Jardim Blumenau que é a região que nos moramos. 
– A charmosa rua Curt Hering é paralela à rua XV e atualmente está sendo transformada em um calçadão e vários barzinhos e restaurantes.

– O Correio de Blumenau é estilo enxaimel e fica no final da Rua Curt Hering, próximo da Catedral São Paulo.

– Rua das palmeiras é uma das ruas mais antiga de Blumenau. É linda! Tem palmeira de todos os lados, uma ruazinha ao meio e em frente tem o museu da família colonial. É uma construção enxaimel que você pode entrar na sacada da casa e fazer lindas Fotos. Nessa Chamada de Duque de Caxias fica também:

  • Museu da Família Colonial é uma unidade da Fundação Cultural de Blumenau. Ambientado em casas-museu, edificadas no século XIX (1858 e 1864) e reconhecidas como as mais antigas edificações da cidade, remanescentes da época da colonização do Vale do Itajaí. Na residência de 1864, viveu o sobrinho do Dr. Blumenau, Victor Gaertner.
  • Parque Horto Botânico Edith Gaertner que fica aos fundos do Museu da Família Colonial.
  • Blumenau é uma Cidade muito turística, quase plana, arborizada e florida. Tem vários museus, quando cheguei em Blumenau no auge da pandemia, em sua maioria todos estavam fechados por causa da pandemia. 

Blumenau é uma cidade muito segura, sem violência e roubos. A cidade em grandes parte é monitorada por câmera. 
Os principais museus de Blumenau:

  • Mausoléu Dr Blumenau
  • Museu da água
  • Museu do Cristal
    -Museu hábitos e costumes
  • Museu da Família Colonial
  • Museu da cerveja
  • Museu Hering
  • Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

Restaurantes que já fomos e gostamos muito: 

– Restaurante Vila Beer na fica Vila Germânica é considerado um dos melhores bares de cervejas do Brasil. Tem vários rótulos de cervejas, inclusive da cervejaria Blumenau. É um rest de culinária típica alemã. Eu adoro ir lá tomar a cerveja pilsen (Ipê Amarelo) da cervejaria Blumenau. É a nossa predileta! Super indico! 👏👏🍺🍻🍺

– Blumengarten é um restaurante e cervejaria estilo alemão que é do Senac de Santa Catarina. É todo em estilo germânico e muito lindo. Você pode tomar as cervejas nos jardins da casa e tem até aquelas mesas compridas tipo na Alemanha mesmo. A gente adora ir lá! ( fica na Alameda Rio Branco) 

– Papparella restaurant ( pizzas e massas) 

– Boteco São Jorge (fica na galleria na Alameda) é muito bem decorado e faz jus ao nome. Bem estilo carioca. 

– My beer factory e pub ( Alameda)

– Spot coffee ( Alameda) 

– Brava Sushi (Alameda) excelente! 

– Funiculi Funicola comida italiana  (excelente)

– Nonno Nico restobar (excelente) 

– Curt wine & bar ( perto dos hoteis e tipo baladinha) muito bom. Eu adoro ir aos fins de tarde. É ao lado dos hotéis. Tem Dj e tudo mais. 👏👏😂

– The basement English Pub é muito bom. Fica próximo do hotel Glória. 

– A loja de Chocolates Orion não pode faltar. (Fica na rua Curt Hering) São chocolates e trufas deliciosos para saborear e levar pra casa. É fabricado em Blumenau e com mais de 60 anos de tradição. E desde 1958! É simplesmente delicioso! 😋😋

– Para um saboroso café alemão e almoço self service eu recomendo o CaféHaus Glória um café e restaurante aconchegante, bem decorado e é tudo muito saboroso. Fica anexo ao hotel Glória. Estamos sempre lá! Tudo e delicioso! Fica ao lado dos hotéis que te indiquei. 

– Restaurante Oliv que tem parceria com a Gran Cru que é uma confraria de vinhos. Otimo Também. Próximo do hotel Glória também 

– Restaurant Botanic dentro do hotel vila do valle que é lindo! 

– Restaurante Magnani fomos conhecer no niver do Janinho! O restaurante é lindo, os pratos muito saborosos, mas sentimos que não vale o preço que cobram. Fica a 1 quadra do nosso prédio. 

– Restaurante Figueira é Excelente

Vem conhecer Blumenau! Se precisar de dicas pode contar comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*