5º Festival Gastronômico de Campinas apresenta os Sabores do Mundo

971294_261895613951368_683471325_n (1)

Sabores do mundo

Edição 2013 do evento reunirá 24 restaurantes participantes entre 14 de julho e 11 de agosto

 Unir gastronomia, cultura e pessoas é a proposta do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) para o 5º Festival Gastronômico de Campinas. Com o tema Sabores do Mundo, uma alusão aos países participantes da Copa do Mundo, o festival tem o objetivo de proporcionar uma viagem à cultura e culinária de diversas partes do mundo, por meio de pratos executados a partir de receitas e ingredientes típicos de cada região. Serão 24 restaurantes de Campinas e região que estarão servindo pratos especialmente desenvolvidos para a ocasião.

O evento, realizado entre 14 de julho e 11 de agosto, já faz parte do calendário turístico da cidade. Segundo Gilson Gomes de Oliveira, presidente do CRC&VB, “a estimativa de público para esse ano prevê um aumento de 15%, atingindo cerca de 15 mil visitantes nos restaurantes participantes, mostrando o crescimento do interesse do público de toda a região de Campinas pela gastronomia”.

Para Carlos Américo Louredo, diretor de gastronomia do CRC&VB, “o evento é também uma oportunidade de apresentar a gastronomia requintada da cidade, ampliando o acesso e oportunidade à toda população de conhecer nossos restaurantes e saborear a alta gastronomia”.

O Festival Gastronômico de Campinas foi criado para, essencialmente, divulgar Campinas como centro de gastronomia regional, fomentando o turismo gastronômico e de lazer.  Em 2009, na criação do Festival, a Culinária Francesa foi o tema em destaque em alusão ao Ano da França no Brasil. Na segunda edição, em 2010, Campinas homenageou a Culinária Paulista. Já em 2011, a Cozinha Italiana foi a homenageada. Em 2012, a Culinária Portuguesa foi o destaque do Festival.

No lançamento do Festival Gastronômico, um encontro  inédito de  Chefs na Praça

Evento será uma viagem gastronômica e cultural para as pessoas que circularem pelo local

A abertura do Festival Gastronômico será a céu aberto, em um evento diferenciado  para a cidade na data de seu aniversário.  Dos restaurantes participantes do Festival Gastronômico, dezessete irão deslocar chefs e equipes para  tendas temáticas instaladas na praça Carlos Gomes, no centro de Campinas, para levar  à população a oportunidade de conhecer os Sabores do Mundo, com pratos preparados a partir de ingredientes e receitas que são típicas em diversos países ao redor do mundo.

 Além de propiciar aos visitantes, cultura e gastronomia de todo o mundo em um só lugar, o Chefs na Praça será realizado no dia do aniversário de Campinas. “Será uma oportunidade para a população conhecer a diversidade da culinária de outros lugares. A população vai poder celebrar essa data com um dia agradável e apreciar várias atrações”, enfatiza Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo da Prefeitura de Campinas.

 A tarde terá também música ao vivo, city tour contemplando os principais pontos da cidade, atrações e oficinas de gastronomia gratuitas ao alcance de todos. Na Tenda Gastronômica teremos o chef Antonello,  o chef André Otero – IGA e o Instituto Jerusalém, falando sobre o mundo árabe e gastronomia.

festival1

Restaurantes Participantes do Festival Gastronômico de Campinas 

Bar do Marcelino / Bellini (Vitória Hotel) / Big Jack / Bonelli Pizzaria / Cayena Bistrô / Emporium do Bacalhau / Estação Marupiara / Forneria San Pietro / Joe & Leo’s / La Palette (Royal Palm Plaza) / La Pasta Gialla / L’Alouette / Matisse (Royal Palm Residence) / Mestrino Restaurante (Vinhedo) / Olivetto Restaurante e Enoteca /  Outback Steakhouse / Park Tower (Hotel Park Tower) / Prime Italian / Quiota / Restaurante da Capela / Restaurante Vô Nino (Fildi Hotel Sumaré) /  Ristorante Laura e Francesco (Valinhos) / Romana Bistrô / Tonico´s Boteco / Vila Paraíso

Restaurantes participantes e pratos servidos no encontro de Chefs na Praça

 Bar do Marcelino  Pimenta recheada com carne moída empanada no doritos
 Bellini (Vitória Hotel Concept Campinas)  Risoto de carne seca, banana da terra e queijo meia cura / pudim de tapioca
 Bonelli Pizzaria  Pizza calábria, bonelli e marguerita / pizza doce
 Cayena Bistro  Cuba Tropicana (nhoque de banana da terra com ragú de roupa velha)
 Emporium do Bacalhau  Bacalhoada em lascas servido com arroz branco
 Estação Marupiara  Tiramissu Brasileiro (massa de cacau com licor de café, ganache de chocolate sorvete cremoso de queijo e toque de canela)Risoto de caipirinha com lascas de salmão.
 Joe e Leo´s  Bravo Hamburguer (150gr de hamburguer de picanha, cebola, choyo, american cheese, tomate, alface e molho barbecue) Hamburguer de Cabidela (Pão de hamburguer com galinha desfiada no mix de pimentas e pimentões, cebola, tomate e bacon)
 La Palette (Royal Palm Plaza)  Cheesecake
 Matisse (Royal Palm Residence)  Risoto de bacalhau com aspargos
 Outback Steakhouse
 Ribs on the barbie
 Prime Italian  Ravioli prime, polpetone c/ molho concasse /  polenta com funghi e molho a bolognesa
 Quiota
Cordeiro defumado com couscous / nhoque de abóbora ao sugo
 Restaurante Vô Nino (Fildi Hotel Sumaré)  Hamburguer de salmão
 Ristorante Laura e Francesco (Valinhos)
 Fuzilli alla puttanesca
 Tonico’s Boteco  Buraco quente (sanduiche de carne moida com temperos em pão francês)
 Vila Paraíso  Paella caipira / dadinho de tapioca

Chefs na praça terá uma tenda da Brasil Kirin com o  exclusivo Baden Baden, Itubaina Retrô e outros produtos gourmets da cia

 Serviço:

Abertura do Festival Gastronômico:

Chefs na Praça

Tendas típicas, aulas de gastronomia, música.
Data: 14/07
Horário: das 11h00 até 17h00
Local: Praça Carlos Gomes – Campinas
Valor: R$ 5,00 a 15,00.

Sobre o CRC&VB

Fundado em 28 de fevereiro de 2000, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região através do aumento do fluxo de visitantes. A captação de eventos e o incentivo ao Turismo de Negócios, também são objetivos essenciais na geração de emprego e renda. Com mais de 220 associados de vários ramos de atividade, o CRC&VB fomenta negócios entre os associados, promovendo o marketing de relacionamento e resultando na identificação de oportunidades para todos. Para promover os atrativos turísticos da região, o CRC&VB, em parceria com seus associados, participa das principais feiras e exposições do trade turístico.

Serviço:

Festival Gastronômico de Campinas

Data 14 de Julho a 11 de Agosto de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*