A Beleza do DNA

pele-acne-pele-alimentos-dicas-pele-firme

A Beleza do DNA

Pessoal, a nova tendência do momento na área de dermatologia é o cosmético personalizado, formulado depois da análise do seu mapeamento genético.

Daqui pra frente, prepare-se para ouvir falar sobre testes de DNA na área da beleza. Eles tem aparecido como uma ferramenta para ajudar os dermatologistas na avaliação da pele do paciente e prescrição de dermocosméticos personalizados. Essa análise genética, que só pode ser solicitada por um médico, revela dados pessoais e intransferíveis, como a predisposição à formação de rugas, as capacidades antioxidante, de resposta a processos inflamatórios e de recuperação a procedimentos.

“Se é possível saber a tendência de uma pessoa a ter rugas precocemente, além de buscar ativos que funcionem melhor para ela, trabalhamos mais na prevenção, montando o tratamento mais adequado”, diz Michelle Vilhena, médica patologista clínica, do Centro de Genomas, em São Paulo, laboratório que realiza o teste. Ali, o laudo do exame, chamado de DNA Perfect Skin e realizado com amostra da mucosa bucal (retirada da parte de dentro da bochecha), é encaminhado ao médico após um mês. Custa caro: Cerca de 2,5 mil reais, mas basta fazer uma vez na vida.

Até que ponto adianta?

Ainda que a análise genética potencialize o tratamento estético, não convém esperar milagres, ponderam alguns especialistas. Exemplo: é natural a produção de colágeno decair com a idade, mas se você apresentar alteração em determinada enzima (resultado que é revelado no exame), isso significa que tem propensão a destruir mais colágeno e a produzi-lo em menor quantidade ao longo da vida o que poderia influenciar no creme prescrito por seu dermatologista. Nem tudo, porém, é genética.

“É preciso considerar toda avaliação clínica e o histórico do paciente”, defende a dermatologista Érica Monteiro de São Paulo. Ela ressalta que há variáveis do estilo de vida, como stress, tabagismo, álcool e alimentação, que devem ser consideradas, pois interferem na maneira como o gene se expressa.

“O laudo é uma ferramenta a mais, mas não irá dizer sozinho o que é melhor para cada paciente”, afirma. Para a dermatologista Shirlei Borelli, de São Paulo, a vantagem da análise do DNA é que permite muito mais acerto no tratamento. “Sabemos que os pacientes tem respostas inesperadas a acertos ativos, e o teste possibilita prever como será a eficácia da prescrição.”

Na Europa e nos Estados unidos, o exame é oferecido até na internet. No site londrino geneOnyx, é possível faze-lo em casa, por meio da saliva, e obter o resultado em 30 minutos. O sistema, então, sugere os ativos mais adequados. Já o site americano Skin Shift fornece kit para a coleta da mucosa bucal enviada depois ao laboratório. Um programa e cuidados com a pele é sugerido após análise.

Sempre é bom saber tudo o que está acontecendo no mundo da beleza, não é mesmo?

como-ter-pele-bonita 44579_4943931685991_1481835328_n

Fonte: Revista Claudia Mês de Agosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*