Pessoal, atendendo a pedidos a receitinha de hoje é de um saboroso Creme Brulée. Eta sobremesa maravilhosa. Adoro! Vocês também gostam de Creme Brulée?
Os Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livroNouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massiolot, publicado em 1961.
A receita era à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Depois de cozido, segundo o cozinheiro de Filipe de Orléans, é preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido, e queimar o creme, de modo que adquira uma bela cor dourada.
Então vamos a essa saborosa receitinha.
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 4 gemas
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- Açúcar para caramelizar
Modo de Preparo:
Aqueça o leite em uma panela com o creme de leite fresco e o açúcar até a temperatura em que seja possível ficar com o dedo dentro, sem ferver.
Em uma tigela, coloque as gemas, a essência e junte a mistura de leite quente. Misture até que fique homogêneo e distribua em ramekins.
Leve para assar no forno baixo em banho-maria por aproximadamente 25 minutos ou até que fique firme.
Para caramelizar, coloque o açúcar por cima e caramelize com maçarico. Pode-se usar também a salamandra do forno ou até fazer um caramelo fora, espalhar numa superfície lisa e fria para que fique duro e, em seguida, quebre e salpique sobre o creme.