Parque D. Pedro Shopping traz exposição inédita de Op-Art

foto vestidos

Curadoria é de Denise Mattar e reúne obras de artistas históricos e contemporâneos. A Mostra promete mexer com os sentidos do público.

O Parque D. Pedro Shopping, o centro de compras, entretenimento, lazer e de gastronomia mais completo da região de Campinas, apresenta, entre 14 e 31 de Março, a exposição Op-Art – Desafios ao Olhar. A mostra, gratuita, reúne objetos e 22 obras que representam o movimento da optical art ou arte ótica surgido no final da década de 1950 e que tem a repetição de formas e o uso do preto e branco como principais características.

Com curadoria de Denise Mattar, a mostratraz para Campinas obras de dois artistas históricos: o brasileiro Luiz Sacilotto (morto em 2003) e o argentino Antonio Asis, e de três artistas contemporâneos: Yuli Geszti, Roma Drumond e Duda Rosa, que fixou residência em Campinas, onde vive e trabalha.

Essa e a primeira vez que a exposição é montada fora de um museu. Em 2015, o Museu da Casa Brasileira apresentou a ‘Op-Art – Ilusões do Olhar’, que reuniu mais de 200 itens, também com Denise Mattar como curadora.

Entrada Design 2

“A exposição dentro do shopping é uma iniciativa pioneira, que, tenho a certeza, alcançará grande sucesso, pois nada supera o poder encantador e transformador da verdadeira arte. Poucas mostras poderiam ser mais apropriadas do que uma exposição sobre Op-Art, um movimento artístico que, ao longo dos anos, sempre conseguiu atingir todas as camadas da sociedade”, enfatiza Denise, que já passou pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro e foi responsável por mostras retrospectivas independentes como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Pancetti, Anita Malfatti e Alfredo Volpi, entre outros.

Para a gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping, Alessandra Daga, a mostra Op-Art – Desafios ao Olhar está dentro da proposta do empreendimento de oferecer atrações inéditas para Campinas e região, além de um incentivo à cultura.

“A Op-Art, especialmente, é envolvente e democrática, que atrai público de perfis diferenciados: do apaixonado por arte ao curioso. É uma mostra interativa, com obras de artistas renomados, onde é possível brincar com a ilusão de ótica. É um evento único, associando design, arte e moda”, enfatiza Alessandra Daga

CAPA _MG_0972 _MG_0961_MG_0994

Op-Art

A optical art, ou arte ótica, surgiu no final da década de 1950, e despontou internacionalmente a partir da exposição ‘The Responsive Eye’, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA), em 1965, que reuniu artistas de vários países, cujos trabalhos desafiaram o olhar do espectador.

Descendente de movimentos como o Suprematismo, Construtivismo e Concretismo os trabalhos têm como principais características a repetição de formas simples, o uso do preto e branco, os contrastes de cores vibrantes e as luzes e sombras acentuadas. A ambiguidade entre primeiro plano e fundo gera ilusões de movimento e profundidade e criam um espaço tridimensional e seus efeitos despertam o interesse do público em interagir e participar.

O estilo artístico influenciou outras áreas, como design, publicidade, arquitetura e moda. Esta influência poderá ser vista na exposição Op-Art – Desafios ao Olhar, através de peças inusitadas como pratos, luminárias, almofadas e até skates que compõem a mostra. O estilo artístico está presente ainda em roupas e acessórios ‘vintage’, entre eles óculos, pulseiras, calçados, gravatas e lenços (foulard) em seda. Um banco criado por Julien Becquart e um painel com impressos em Op-Art completam a exposição.

Serviço
Op-Art – Desafios ao Olhar
Quando: de 14 a 31 de março
Onde: Praça de Eventos da Alameda Parque D. Pedro
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 20h
Entrada gratuita

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Campinas – SP
Informações: 4003-7740 – www.parquedpedro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*