Sigtuna: A cidadezinha medieval mais antiga da Suécia

sigtuna1

Pessoal, hoje eu vou contar um pouco para vocês sobre a linda Sigtuna, cidadezinha mais antiga da Suécia, que eu tive o prazer de conhecer e passar uma tarde inteira passeando por ela. Sigtuna foi fundada no fim do século X , e ainda mantém muito de seu charme medieval. São lugares especiais que ficarão para sempre no nosso coração. Recordar é viver!

Como muitos sabem eu e Janinho tivemos a oportunidade de morar em Estocolmo na Suécia. Um país lindo, organizado, limpo e de uma vida cultural imensa. Temos um carinho especial por essa bela capital. Logo vou contar sobre Estocolmo pra vocês num outro post.

A cidadezinha Sigtuna é a mais antiga da Suécia. Ela foi fundada em 970 as margens do Lago Mälaren. Hoje, mais ou menos nove mil pessoas vivem lá. Foi em Sigtuna que surgiu a primeira moeda do país. A mais antiga igreja católica da Suécia foi construída em Sigtuna. Hoje, é uma igreja protestante.

IMG_8968

Sigtuna é uma cidadezinha medieval que ficou conhecida por ser um lugar de nobres, residência de reis e rainhas, além de ter sido um importante centro de comércio no século X.

A cidadezinha conta com um completo Centro de Informações Turísticas da cidade, lojas, igrejas parques, cafeterias e bons restaurantes.

sigtuna-2

A antiga prefeitura da cidade, foi projetada no século 18 e que está localizada bem na praça principal da cidade. Ela é tão querida que foi até tombada pelo patrimônio público, justamente por ser a menor prefeitura que ainda sobrevive na Suécia. Hoje em dia apesar dela não ter mais o peso de ser a prefeitura oficial da cidade, ela ainda continua na ativa, seja através do museu quanto num local para casamentos.

IMG_8979

Passeando pela encantadora Sigtuna, mais nos encantávamos com suas charmosas casas coloridas de madeira originais datadas dos séculos 18 e 19. Fomos num dia que a cidade estava bem cheia de turistas, mas deu para passear tranquilamente.

img_0494 IMG_8972

Continuando o passeio agora nas ruínas de uma antiga igreja  em Sigtuna as famosas Sankt Olofs kyrkoruin. Um lugar de uma energia e um encanto incrível

As ruínas dessa igreja estão localizadas no cemitério de uma outra igreja, chamada Mariakyrkan (a igreja dos frades Dominicanos).

IMG_8971 sigtuna-18 sigtuna-21IMG_8980IMG_8983

Igreja Mariakyrkan

Situada na mesma área das ruínas está a igreja Mariakyrkan. Ela foi a primeira igreja de tijolos construída pelos frades Dominicanos lá no século 13. Essa igreja toda de tijolinhos é a construção mais antiga no vale do Lago Mälaren. Já perceberam que a região é toda na base da antiguidade.

Reza a lenda que a construção dessa igreja provavelmente começou na primeira metade do século 12, ainda na Idade Média, mas não se sabe ao certo o ano correto. E segundo alguns pesquisadores mais curiosos, que fizeram escavações na década de 2000, se descobriu algo totalmente novo. As ruínas dessa igreja estão sob um edifício bem mais antigo, talvez de dois ou três séculos antes, que pode indicar que ela é a igreja de pedra mais antiga da Suécia.

IMG_8975 sigtuna-24

As pedras rúnicas

Apesar de Sigtuna possuir mais de 150 inscrições rúnicas, mais do que qualquer outra cidade na Suécia, a gente só viu duas e que estavam ali mesmo no terreno da igreja Mariakyrkan.

Mas para quem gosta de história e desafios, o Centro de Informações Turísticas disponibiliza o alfabeto rúnico. Aí você pode se esforçar em traduzir e ler as antigas mensagens. Já pensou se a gente descobre algo diferente? Ai que medo rsrsrs.

sigtuna-20

Dica: Ao visitar a cidade programe seu horário de almoço e evite deixar para o final da tarde, porque pode ficar sem local pra almoçar pois os restaurantes fecham cedo.

Como chegar:

Como a cidade é próxima a Estocolmo dá pra ir tranquilamente de transporte público e o deslocamento total é de mais ou menos 1 hora até lá. Mas pode variar, dependendo se é final de semana, feriado ou se tem algum atraso.

No City Terminalen pegamos o pendeltåg, que é um trem tipo metropolitano, sentido Märsta (número 36). Chegando na estação Märsta, precisamos pegar um ônibus de linha sentido Sigtuna (número 572 ou 575) e descemos no ponto Sigtuna busstation. Foi bem tranquilio chegarmos em Sigtuna de onibus.

Sigtuna da pra conhecer tudo em mais ou menos 3 horas. Demoramos um pouco pois paramos pra fotos, pedir informações e também paramos pra almoçar.

Pedale no lago Mälaren, aprecie ruínas de igrejas e pedras runas, ou apenas conheça as lojas da encantadora rua principal.

sigtuna-10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*