MUSCLE TEE: A TENDÊNCIA DOS BRAÇOS DE FORA
Marina… Momentos que se foram, Memórias que ficaram…
Tire os sapatos ao entrar em casa
Coque Baixo um Clássico que nunca sai de Moda
Depois dos 40 anos não há depois, é tudo agora!

Galleria Shopping apresenta exposição sobre Tarsila do Amaral

IMG_0304

Celebrando os 130 anos de nascimento da mais importante pintora brasileira, mostra inédita na região de Campinas reproduz as telas mais conhecidas da artista e apresenta um pouco de seu estilo exótico, com joias e roupas exuberantes.

O Galleria Shopping, em Campinas, promove de 18 de agosto a 4 de setembro a exposição “Universo de Tarsila”, inédita na região. Por meio de três obras originais, réplicas de obras e objetos especialmente cedidos pela família da artista, a mostra apresentará ao público o universo intimista da mais importante pintora brasileira no ano em que se comemora o seu 130º aniversário de nascimento, a ser completado em 1º de setembro.

Desenhada especialmente para levar os visitantes a conhecer a pintora modernista de maneira pessoal e inédita, a exposição proporciona uma viagem pelo tempo e pelo espaço na qual podem ser visitados cenários que retratam os aposentos da artista e o local onde Tarsila buscava inspiração para a criação de seus quadros.

IMG_0289

Com curadoria de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista, a exposição será constituída por dez estações cenográficas, cinco delas sensoriais, as quais possibilitam a interação lúdica do público com as instalações. “Universo de Tarsila” terá ainda uma parede sensorial inclusiva, com duas réplicas de obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeoem LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

A atmosfera de São Paulo em 1928 se transfere para o primeiro piso do Galleria Shopping, em cenário que reproduz compeças originais, obras de arte, objetos pessoais e móveis, a atmosfera intimista do universo de Tarsila do Amaral. No cavalete, um estudodo Abaporu, ainda inacabado, criado para presentear seu marido, Oswald de Andrade, e que se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e do movimento antropofágico.

Na área chamada de Intimista estão alguns dos objetos de uso pessoal da pintora, com destaque especial para seus binóculos de ópera, réplicas de suas joias, incluindo o anel de brilhante estilo francês e os enormes brincos eternizados em suas pinturas. No ar, é possível sentir ainda o aroma do seu perfume favorito, MomentSupreme, de Jean Patou. Todas as peças e objetos pessoais fazem parte do acervo da família de Tarsila e foram cedidos especialmente para a exposição.

Tarsilinha do Amaral na instala+º+úo do quadro Abaporu

No setor Interativo, reproduções cenográficas de algumas de suas obras mais conhecidas permitem que os visitantes da exposição entrem e participem dos quadros. Aqui, o público poderá repetir a pose de Abaporu; mergulhar nas centenas de formas ovoides cor-de-rosa do quadro A Floresta, ou ainda sentir a suavidade das pétalas coloridas do Manacá. As fotografias serão não só permitidas, como bem-vindas em todas as estações.

A exposição “Universo de Tarsila” poderá ser visitada gratuitamente no primeiro piso do Galleria Shopping, ao lado da loja Granado, de domingo a sexta das 14h às 20h e aos sábados, das 10h às 22h.

_MG_9484

UNIVERSO DE TARSILA DO AMARAL

Curadoria de Tarsilinha do Amaral
Quando: de 18 de agosto a 4 de setembro
Onde: primeiro piso do Galleria Shopping (Rod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, SP)
Horários:de domingo a sexta das 14h às 20h e aos sábados, das 10h às 22h.
Entrada gratuita
Para visitas monitoradas de escolas e grupos, contatar o Galleria Shopping (19 – 3766-5300)
www.galleria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*