Bala de Coco recheada com Brigadeiro

bala de coco recheada com brigadeiro

Pessoal, tem receitinha chegando para adoçar a semana! Para muitos de nós, a Bala de Coco é mais do que um doce, é uma memória especial, com sabor de infância. Muito comum em festas de aniversário, essas delicias preparadas com açúcar e coco também são ótimas opções para presentear.

Agora a bala de Coco com recheio de brigadeiro é tudo de bom. A união de duas coisas que eu adoro!

Confira a seguir a receita dessa deliciosa combinação:

Ingredientes:

Recheio de brigadeiro

2 latas de leite condensado
5 colheres (sopa) de chocolate em pó (40 g)
2 colheres (sopa) de manteiga (26 g)

Bala de coco

1 kg de açúcar refinado UNIÃO
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 xícara (chá) de água (200ml)
Manteiga, para untar

Montagem

2 colheres (sopa) de leite de coco (25g)
1 pacote de coco ralado seco (100g)

bala de coco recheada com brigadeiro2

Modo de Fazer:

Recheio de brigadeiro

Em uma panela, coloque todos os ingredientes, misture e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque em um prato e reserve até esfriar.

Bala de coco

Em uma panela, acrescente o açúcar refinado UNIÃO, o leite de coco e a água e misture até que o açúcar seja totalmente dissolvido. Leve ao fogo médio e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura. Despeje em uma bancada de pedra untada com manteiga e deixe amornar até conseguir manusear a massa sem queimar as mãos. Faça uma tira com a bala e estique com as mãos dobrando e esticando até atingir uma coloração perolada. Faça um cordão e corte as balas com tesoura. Reserve-as por pelo menos 12 horas para secar.

Montagem

Em um saco de confeitar, coloque o brigadeiro frio. Reserve. Coloque as balas no processador e bata até virar uma farinha fina. Despeje em uma tigela e acrescente as 2 colheres (sopa) de leite de coco, misturando bem até obter uma massa homogênea e lisa. Divida a massa em 3 partes iguais e abra-as com um rolo formando um retângulo com espessura de 0,3 cm. Coloque o recheio de brigadeiro no sentido de comprimento e enrole no formato de rocambole. Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. Em seguida, corte as balas e passe-as delicadamente no coco ralado. Coloque em uma assadeira com recheio para cima para que não amasse. Deixe secar por pelo menos 12 horas. Sirva em seguida.

Dicas:

Caso não tenha uma bancada de pedra para manusear a calda da bala de coco, despeje-a em uma assadeira grande untada com manteiga até amornar.

Para facilitar no momento de abrir a bala com o rolo, coloque a massa entre 2 folhas de plástico próprio para alimentos.

Experimente variar o recheio, você pode utilizar brigadeiro de nozes, bicho de pé ou outro recheio de sua preferência.

Capacidade da Xícara: 200 ml
Rendimento: Aproximadamente 60 unidades (1 kg)

Receita desenvolvida pela Chef da Cozinha Experimental União,

bala de coco recheada com brigadeiro3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*