Florença uma encantadora cidade na Toscana

florençadd

Florença ou Firenze uma cidade encantadora! Considerada a cidade mais linda da Toscana. 

O berço do renascimento, Florença é uma daqueles lugares no mundo que tem que se conhecer. As razões são inúmeras: beleza, arquitetura, comida, vinho, arte, luz e história.  Tendo sido inclusive eleita pela revista Forbes como uma das cidades mais belas do mundo. Portanto, não deixe de incluir Florença no seu roteiro, deixando no mínimo 2 dias para explorar a cidade.

Eu tenho sempre comigo a frase que “o importante não é conhecer, e sim contemplar.” 

Florença a florença1 florenass

Interessante é que os pontos turísticos mais importantes ficam todos em linha reta.

Se você só vai ficar um dia em Florença, não deixe de visitar muito bem essas principais 3 atrações abaixo:

  1. A Ponte Vecchio: é a única ponte que não foi bombardeada durante a segunda guerra mundial e continua intacta com seus joalheiros. 
  2. Basilica di Santa Maria idel Fiori: Localizada na Piazza del Duomo, esta Basílica é a principal igreja da cidade. Construída no estilo gótico, a catedral foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um dos pontos altos desta igreja é a enorme cúpula considerada um marco do ponto de vista da engenharia envolvida em sua construção, liderada pelo engenheiro Brunnelleschi. Aliás, é possível visitar a cúpula que proporciona uma linda vista da cidade. No entanto, prepare-se pois a subida envolve cerca de 400 degraus.
  3. Museu da Accademia: onde está a incrível estátua do David de Michelangelo. Uma obra-prima do Renascimento italiano. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. David de Michelangelo, considerado pelos críticos de arte o ideal perfeito de beleza masculina. A obra-prima do período renascentista foi concluída em 1504, quando Michelangelo tinha apenas 29 anos de idade, e hoje mais de 8 milhões de pessoas por ano visitam a Galleria dell’Accademia para que possam se maravilhar com a estátua de mármore icônica. David tem mais de 5 metros, pesa 5.660 kg, e foi esculpido em um enorme bloco único de mármore Carrara. Michelangelo precisou de mais de dois anos para esculpir e ele descreve o David bíblico que derrubou Golias com uma pedrada atirada por sua funda. Parece magnífico o suficiente de uma distância, mas se você realmente quer apreciar o domínio de Michelangelo, então você precisa dar uma olhada com atenção nos detalhes. Além do David, a Accademia oferece lindas peças de 1200 e instrumentos musicais históricos.

Dicas: Vá apreciar o por do sol na muretinha do Lungarno Corsini, que fica em frente ao Rivalta.

Ottino: Excelente loja de artigos em couro. Bolsas maravilhosas!

florença3 florença4

Se sobrar tempo inclua no roteiro:

Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella – Uma das farmácias mais antigas da Europa, possui filiais ao redor do mundo. A loja de Florença foi a primeira a ser fundada há mais de 400 anos atrás, exibindo um pequeno museu com peças utilizadas originalmente para fazer os produtos vendidos na loja. Este passeio não chega a ser muito cultural, mas os produtos da loja são sensacionais, principalmente de fragrância de baunilha e amêndoas.

Restaurantes:

  • Trattoria 4 Leoni (Via de Vellutini, 1r) – Esta tratoria fica próxima ao Palazzo Pitti, e é uma excelente opção! Tente conseguir uma mesa na parte externa do restaurante quando o dia estiver bonito.
  • Odeon Bistrò – localizado em uma parte mais tranquila de uma das mais elegantes praças de Florença, a Piazza Strozzi, o  Odeon Bistrò é um espaço aconchegante com staff simpático e ótimo buffet, com grande variedade de petiscos.
  • Hotel Continentale – Fazer um aperitivo no rooftop do hotel Continentale, que fica a 2 minutinhos da Ponte Vecchio, é uma beleza pois o local te presenteia com uma vista incrível de Firenze! Dali você pode admirar as principais atrações da cidade, como a ponte, o Palazzo Vecchio e o Duomo, além de todas as construções que beiram o rio Arno. O aperitivo não é farto, servem apenas  alguns petiscos e as bebidas custam praticamente o dobro que na maioria dos locais da cidade (cerca de 19 euros), mas lembre-se que este é um endereço de prestígio, afinal, ver o dia terminar tendo toda Firenze para admirar, vale a pena! Fica no Vicolo dell’Oro, 6r
  • Hostaria Il Desco (Via dele Terme, 23r) – Este restante fica bem escondidinho em uma ruela, e é mais frequentado pela população local do que por turistas. As massas muito recomendadas e vale a visita.
  • Colle Bereto – é um lounge bar frequentado principalmente por jovens e gente do mundo fashion. No final da tarde servem o “aperitivo”, onde paga-se 10 euros por uma bebida com direito a várias delícias como tira-gosto. O menu é em constante renovação e aperfeiçoamento, com propostas mediterrâneas come opções como mariscos, referências internacionais como o sashimi. Colle Bereto -Piazza degli Strozzi, 5 r (ao lado da Louis Vuitton)
  • Giacosa/ Café Cavalli – neste local foi inventado o drink Negroni, que é um dos mais pedidos até hoje por aqui.
  • Acqua al 2 (Via della Vigna Vecchia 40r) – Este restaurante possui diversas opções em seu menu, que vão desde versões tradicionais dos pratos italianos até pratos mais contemporâneos. Experimente o filé com molho de frutas vermelha.
  • Fusion Bar – Caso você prefira um local mais intimista e contemporâneo, a proposta que não decepciona é o Fusion Bar. Ambiente super cool e requintado. Apesar de funcionar para almoço e jantar
  • Gelateria Santa Trinita (Piazza Frecobaldi, 11r) – Florença possui inúmeras deliciosas gelaterias. Além de possuir diversos sabores, tem ótima localização.
  • Caffè Rivalta – Um excelente lugar para frequentar. Se o tempo permitir, você pode pegar o seu drink e o seu pratinho, atravessar a rua e ir apreciar o pôr do sol do murinho ali no Lungarno Corsini. A casa serve alguns drinks exclusivos, como o pink Panther. Fica na  Lungarno Corsini, 14 r
  • La Loggia – piazzale Michelangelo  – O restaurante La Loggia está localizado no Piazzale Michelangelo, ponto por excelência que nos presenteia com um panorama incrível da cidade. É necessário reservar. Piazzale Michelangelo, 1
  • Restaurante e bar do hotel Vila San Micheli um lugar lindo.

florença6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*