Macaxeira: A riqueza da moderna culinária regional brasileira agora em Campinas

Restaurante e Cachaçaria traz para o Cambuí todos os sabores da melhor cozinha nordestina em um ambiente despojado e irreverente

A valorização dos sabores da moderna culinária regional brasileira, aliada a um ambiente descontraído e elegante. Essas são as marcas registradas do Macaxeira Restaurante & Cachaçaria, que inaugura oficialmente sua unidade no Cambuí, em Campinas, no próximo dia 04 de julho.

A rede, surgida há três anos, a partir da união de jovens empreendedores com empresários experientes nos ramos de alimentação e bebidas, já possui duas casas em São Paulo – Tatuapé e Itaim Bibi – e uma em Guarulhos.

“Campinas é a porta de entrada para o interior paulista e possui um público consumidor muito exigente, o que nos estimulou a direcionar nossa expansão para cá”, afirma Daniel Venturini, diretor-executivo do Macaxeira Restaurante & Cachaçaria.

O conceito da rede parte da constatação de que a culinária regional brasileira vive um momento de ascensão. Berço de uma cultura rica e diversificada, o Nordeste apresenta uma cozinha bem marcante, com ingredientes variados e temperos carregados de história e herança.

Com uma equipe formada por profissionais preparados e com experiência, o Macaxeira promete surpreender do início ao fim, levando entusiasmo, bom atendimento e iguarias nordestinas de primeira qualidade.

 

 

O cardápio

Essa experiência gastronômica única pode ser vivenciada desde as entradas. Para abrir o apetite, o Macaxeira oferece uma vasta opção de porções, como a de dadinhos de tapioca (fritos ou assados) e a imperdível barra de torresmo, crocante e macia.

Entre as saladas, uma das mais pedidas é a Macaxeira, um mix de folhas, palito de tapioca, chips de mandioca e tartar de frango, servido com maionese de três limões. Caldos, para os dias mais frios, realçam o cardápio, e dentro da proposta de valorizar os sabores regionais, os destaques são o Sarapatel e o Mocofava, uma combinação “arretada” de caldo de mocotó com favada.

A recriação de petiscos tradicionais, como a coxinha da casa, o bolinho de abóbora, o cupim na panela, o chips de macaxeira e o bolinho de linguiça também garantem a mistura de tradição e a criatividade no cardápio.

Carro-chefe da casa, os pratos regionais levam ao extremo o conceito de explorar a riqueza dos temperos regionais. Delícias como a carne seca desfiada com cebola roxa, a costela suína marinada na cachaça e a galinhada, servida com crispy de couve, proporcionam uma viagem pelos sabores únicos do Brasil.

Sem contar os pratos tradicionalíssimos, como o baião de dois, a carne de sol assada e o escondidinho. Há ainda opções de executivos para o almoço e lanches como o saboroso Macaburguer, um hambúrguer recheado com queijo coalho, blend de queijos (emmental, gouda e parmesão), acompanhado de palito de tapioca e servido com maionese de três limões e ketchup de goiaba.

Para fechar essa viagem gastronômica pela verdadeira comida do sertão, nada melhor que degustar doces típicos brasileiros, como o bolo de rolo de goiaba, o original sabor de Pernambuco; ou o bolo macaxeira com cocada, calda de cupuaçu e top de castanhas.

Caipirinhas e cachaças

Merece uma atenção toda especial a carta de caipirinhas e cachaças, elaborada pelo barman Rodriguinho Ferreira. Os drinques vão muito além das opções tradicionais e as frutas brasileiras ganham protagonismo. Entre elas estão a Sabor do Sertão, cachaça, polpa de cajá, mexerica e manjericão; a Arretadinha, lima da pérsia, capim santo e carambola; e a de caju, limão cravo e mel de abelha silvestre.

Ambiente despojado e irreverente

Com projeto do renomado arquiteto Otávio de Sanctis, o Macaxeira Campinas terá capacidade para receber mais de 150 pessoas, em seu salão principal, no balcão e na ampla varanda que cerca a casa. Tudo foi pensado para garantir um ambiente despojado e irreverente, com várias referências à cultura popular brasileira, que também servem como inspiração para os pratos e para a carta de drinques.

Ao chegar ao Macaxeira Campinas o cliente já é surpreendido por uma imensa porta de madeira azul com 4,5 metros de altura, marca registrada das unidades da rede. A sacada da frente conta com um jardim de temperos e o teto é revestido de bambu. Também haverá um espaço destinado à exposição de dezenas de exemplares de livros de cordel e o teto do salão principal será decorado com fitinhas do Senhor do Bonfim.

“Distribuiremos aos clientes mensagens com fitinhas do Senhor do Bonfim para que amarrem na cerca em torno da casa, algo que já se tornou uma tradição do Macaxeira”, garante Guilherme Temperani, diretor de operações do Macaxeira Restaurante & Cachaçaria.

Serviço

Macaxeira Restaurante & Cachaçaria.

Rua Maria Monteiro, 292 – Cambui – Campinas/SP

Telefone: 55 19 99388.2471

De segunda a sexta das 12 as 24 hrs

Happy Hour de segunda a sexta: das 17h às 20h (com double caipirinha).

Facebook. Macaxeira Campinas

A casa aceita todos os cartões de crédito e de débito e manterá um serviço próprio.

www.macaxeirarestaurante.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*