CONES – Exposição permanente no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

Exposição CONES – Exposição permanente no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.  

Cones gigantes do artista plástico cearense Eduardo Frota, estão há 15 anos em exposição permanente no MON.

A opção por formas geométricas cilindros, cones, círculos, anéis, carretéis tem sido a tônica da obra do cearense Eduardo Frota (1959), apontado como autor de uma obra única na produção contemporânea brasileira. 

Sistematicamente realizadas em grossas placas de compensado, cortadas por serras elétricas, a falta deliberada de acabamento das esculturas garante uma superfície rude, uma “explicitação da densidade e aspereza da matéria, que servem para desvendar o raciocínio e o processo de produção”.

Esses grandes cones de madeira industrial reflorestada compõem a linguagem poética do cearense. Construídas em grandes escalas, o artista procura estabelecer, por meio das peças, um diálogo permanente entre a obra e o espectador, a fim de provocar o fato artístico de forma múltipla, como observa o curador e crítico de arte Agnaldo Farias. Em plena atividade, o artista desenvolve seu trabalho e reside em Fortaleza (CE).

 

“Não proponho temas e nem assuntos. O que importa é disseminar uma experiência para os sentidos – humana, individual ou coletiva no contexto sócio-cultural e político. Essa experiência será o empurrão essencial para ativar sensibilidades, formular outras perguntas sobre o mundo, a vida, a existência”, explica o artista.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba (PR), abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina, com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições.

Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período cerca de 350 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes.

Com uma equipe multidisciplinar, que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais, o MON possui os setores Educativo, Planejamento Cultural, Acervo e Conservação, Documentação e Referência, Gestão Museológica, Comunicação, Design, Jurídico e Eventos, além da área administrativa.

Exposição de longa duração

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

Dias e horários especiais

Toda quarta gratuita com programação especial: 10h às 18h

Primeira quinta do mês: horário estendido até 20h, gratuito após as 18h.

Programação especial todos os domingos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*