A Evolução da Taça de Champagne de Maria Antonieta até os Dias Atuais

Diz a lenda que a 1ª taça de champagne foi moldada no seio de Maria Antonieta, no século 18. 

A 20 anos atrás as taças de champagne eram assim… Quem já brindou com uma dessas taças? 

De acordo com a lenda, foi o seio esquerdo de Marie Antoinette, célebre amante do rei francês Luís XVI, que serviu de modelo para as primeiras taças feitas especialmente para champagne.

Até a década de 60 as taças mais comuns eram as mais gordinhas, redondas e bem abertas, chamada de Coupe.

Kate Moss e a versão da taça no século XXI

A peça foi encomendada a McAdam Freud pelo 34 Restaurant, localizado em Mayfair, Londres, para homenagear os aniversários de 40 anos de idade e 25 de carreira no mundo fashion de Kate Moss.

A taça desenhada por McAdam Freud possui um design bem elegante, com uma haste longa e delgada, bem integrada ao bojo que mostra um padrão geométrico ligeiramente inspirado nos traços da Art Deco. Mas talvez o detalhe mais importante da peça esteja na base, a assinatura da modelo.

 

Cascata de Champagne

Antigamente existia uma tradição nas festas de se fazer uma cascata de taças com champagne. 

Essa cascata era muito comum na década de 20. O lance é empilhar as taças em formato de pirâmide e começar a encher a taça do topo, de forma que o líquido caia sobre as demais as enchendo também. Propiciando um efeito similar a de uma cascata. Agora, não deve ser muito fácil fazer não. Se eu fosse fazer uma cascata dessas eu treinaria antes por precaução rsrsrs.

 

CHEGAMOS AOS DIAS ATUAIS! UHUHUHU

Hoje, tomamos champagne (prosseco ou espumantes) apenas nas taças fininhas com o objetivo de preservar o gás,as chamadas taças Flute.

Não é recomendado girar a bebida dentro da taça. Essa taça visualmente é mais agradável, pois se permite ver as bolinhas subindo e é muito mais agradável. O recomendável é se encher dois terços da taça.

Eu adoro fazer essas pesquisas. Sou fã de uma chandonzinha! Tim Tim! 🥰🍾🥂👏

Um beijo a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*