Um ovo muito saboroso

Como cozinhar ovo? Os três passos estão bem descritos aqui. A diferença entre abrir o ovo e encontrar a gema do jeitinho que você queria (mole, cremosa ou dura) está em cronometrar o tempo de cozimento.

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela pequena com água ao fogo médio. Quando ferver, com cuidado e o  auxílio de uma colher, mergulhe o ovo e abaixe o fogo (se você colocar o ovo com cuidado, a casca não trinca).  Se preferir, com uma agulha faça um furinho na base do ovo e adicione caldo de limão à água (ele ajuda a manter a casca do ovo sem rachaduras). Mas basta colocar o ovo com delicadeza que a casca fica inteira.
  2. Conte os minutos. Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos.  Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.
  3. Com uma colher, tire o ovo da panela e mergulhe numa tigela com água fria filtrada até ele amornar. Para descascar, role delicadamente o ovo sobre a tábua e vá puxando os pedacinhos de casca. Passe novamente o ovo na tigela com água para descartar qualquer casquinha que tenha sobrado.

PARA ARMAZENAR

Só pode guardar na geladeira o ovo que foi cozido por 12 minutos e está com a gema firme. Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado. A grande questão do ovo cozido é que ele pega muito cheiro (e deixa muito cheiro também). Então é pote bem fechado mesmo. Ovos de gema mole não podem ser guardados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*