Parabéns Blumenau pelo Aniversário de 173 anos

Hoje é aniversário de Blumenau! A encantadora Capital Nacional da Cerveja completa 173 anos de emancipação política.

Eu sou apaixonada por Blumenau e tenho muito orgulho de morar nessa cidade linda e florida!

o terceiro maior município de Santa Catarina, completa 173 anos neste sábado (2). Em 2 de setembro de 1850, dezessete colonos chegaram ao local onde atualmente está a cidade. 

Naquele ano, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas (cerca de 9,65 quilômetros) para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus, conforme a prefeitura. 

Antes da chegada deles, viviam na região indígenas dos grupos kaigangs e xokleng.

Depois desses 17 colonos iniciais, outros imigrantes vieram em veleiros de companhias particulares. Inicialmente, a colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau. Ele foi mantido na direção até a elevação da colônia à categoria de município, em 1880.

A cidade foi colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses. Também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.

Um decreto de 4 de fevereiro de 1880 elevou a colônia à categoria de município. Até 1934, o território de Blumenau somava 10.610 km². Atualmente, ele tem 519,8 km². Trinta e oito novos municípios resultaram de sucessivos desmembramentos.

O Censo 2022 apontou que a cidade tem 361.261 habitantes.

Oktoberfest

A Oktoberfest representa a cultura dos imigrantes – um pedacinho da Alemanha no Brasil – e ainda reforça a capacidade de superação do município.

A origem da Oktoberfest é de Munique, na Alemanha. A festa foi promovida pela primeira vez no início do século XIX, a partir do casamento do rei Ludwig I, na época ainda príncipe, com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen. A comemoração fez tanto sucesso que as tradicionais tendas existem até hoje, mas não somente no país germânico.

A Oktoberfest Blumenau foi inspirada no evento de Munique, na Alemanha, mas a primeira edição realizada pelo povo blumenauense começou por uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade. 

Após grandes enchentes que marcaram aquela década, a Oktober envolveu os moradores em um sentimento de confraternização.

O município havia sido manchete em todos os veículos de comunicação do país em 1983 e 1984 após duas grandes enchentes, trazendo perdas para a população da região.

Em meio à tristeza daquele momento, a cidade se reergueu e passou a promover o evento. A primeira edição foi realizada em apenas um pavilhão com espaço de 3 mil metros quadrados.

Em 2023, a Oktoberfest Blumenau ocorre de 4 a 22 de outubro.

Capital da cerveja

Em 9 de março de 2017, foi assinada a lei número 13.418/2017, que conferiu o título à cidade. A Oktoberfest foi um dos fatores que contribuíram para que a cidade recebesse o título.
Parabéns Blumenau! Obrigada por tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*