Confira como será o monitoramento de segurança durante a 38ª Oktoberfest

Entre as novidades, estão os botões de emergência instalados nos banheiros exclusivos para pessoas com deficiência

Faltando cinco dias para o início da 38ª Oktoberfest Blumenau, nesta sexta-feira, dia 29, a organização, junto aos parceiros de segurança e limpeza da festa, promoveram uma coletiva de imprensa. O objetivo foi mostrar as ações sobre os esquemas de monitoramento e limpeza desta edição. A expectativa é de que a festa receba mais de 600 mil pessoas e para isso a Prefeitura de Blumenau trabalha com a segurança como um ponto fundamental. 

Durante a coletiva os destaques abordados para esta edição foram as ações integradas entre as forças de segurança e empresas, que juntas trabalham para garantir um evento tranquilo. Além da novidade do ano, que são os botões de pânico nos sanitários exclusivos para pessoas com deficiência.

“Nesta edição da Oktoberfest, seguiremos avançando para melhorar ainda mais a segurança de todos os blumenauenses e visitantes da festa. Iremos proporcionar a todo nosso público, não somente a sensação mas a certeza de que existe uma forte segurança no evento”, destacou o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Já o prefeito Mário Hildebrandt falou sobre o trabalho desempenhado por todos, para que tenhamos a Oktoberfest mais segura de todas. “Como em todos os anos, trouxemos os pontos principais com o apoio das forças de segurança, Minister e Intelbras, que chegam com tecnologia de última geração para garantir uma Oktoberfest com a segurança de todos os participantes. E o trabalho da imprensa faz parte disso, criando uma energia de segurança e inibindo os mal intencionados até antes do início da festa”, diz.

O presidente da Comissão de Segurança da 38ª Oktoberfest Blumenau e secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Alexandro Fernandes, reiterou o compromisso com o evento, com a população e visitantes destacando o acompanhamento diário das ações de segurança. “São várias as tecnologias importantes que de forma organizada permitem a segurança durante a experiência e diversão de todos, sejam famílias, visitantes, blumenauenses e turistas. Nosso objetivo é promover uma festa segura, tranquila, organizada e que tenha condições para que a festa aconteça da melhor forma possível”, completa.

Intelbras
Parceira da Oktoberfest pela terceira edição consecutiva disponibilizando soluções tecnológicas que garantem a segurança dos participantes em conjunto com o trabalho da Polícia Militar e da empresa Minister, da 38ª edição do evento que acontece entre os dias 4 e 22 de outubro, em Blumenau, Santa Catarina.

A parceria firmada com a Vila Germânica contempla a instalação de 220 câmeras inteligentes dispostas no perímetro do Parque Vila Germânica, 20% a mais que na última edição. Esses equipamentos contam com tecnologia de alta performance de imagem e inteligência artificial embarcada, em conjunto com o software de monitoramento Intelbras Defense IA 3.0. 

Assim é possível fazer o reconhecimento facial dos visitantes com 50 câmeras, auxiliando na identificação e busca de pessoas – não apenas pelos traços do rosto, mas também pela cor de roupa, acessórios, gênero, idade e outros. Ao todo o sistema consegue identificar 32 rostos simultaneamente distinguindo pessoas e/ou evitar furtos e roubos.

Nesta edição a empresa segue com as body cams, ou câmeras operacionais portáteis. Uma solução que fica acoplada no peitoral dos profissionais de segurança, auxiliando no monitoramento da festa, no esclarecimento de eventos, além de levar a um melhor comportamento entre os agentes e os cidadãos.

“Esse ano a gente trouxe muito mais tecnologia. Pelo reconhecimento facial, por exemplo, podemos identificar pessoas desaparecidas e suspeitas de uma maneira muito mais rápida. Em poucos segundos a gente consegue encontrar essas pessoas. E também um software que lançamos em junho, que fará a gestão de toda a segurança da Oktoberfest” explica Christian Lemos Botelho, analista de produtos e negócios da Intelbras.

Botões de emergência
A novidade neste ano são os botões de emergência nos banheiros exclusivos para pessoas com deficiência, seguindo o foco da festa em 2023 que é garantir a acessibilidade. Com a novidade, é possível apertar o botão de emergência e solicitar ajuda direta à Central de Monitoramento da festa que fará o trabalho de forma rápida e eficiente.

Limpeza e segurança (Minister)
Ao todo, 325 profissionais da limpeza e higienização estarão atuando durante a festa. Estes serão segmentados por setores e identificados pelas cores de colete, sendo: branco para a limpeza de mesas, amarelo para a limpeza de banheiros e verde para a limpeza de lixeiras. Já no setor de segurança e monitoramento serão 234 funcionários. 

Além das 220 câmeras internas, oito câmeras serão instaladas no entorno da festa; além das câmeras da Polícia Militar e de outras da Central de Controle Operacional (CCO), que são quatro.

Para a higienização também são utilizados diversos equipamentos como sanitizadoras, aspiradores de resíduos, lavadoras de piso, carrinhos de lixo motorizados e sopradores. 

“Vamos continuar com os serviços de 2022 e melhorar na inovação principalmente na área de segurança e tecnologias, com equipamentos que auxiliam a parte humana que trabalha na festa”, garantiu a gerente de eventos da empresa Minister, Lúcia Goetten de Lima.

Forças de segurança
Nesta edição a festa terá um acréscimo significativo no número de policiais civis atuando diretamente na festa. A PC trabalha durante os 19 dias com o registro de boletins de ocorrência, na autuação em flagrante dos autores de crimes ocorridos no interior da festa e no recebimento e entrega de objetos achados e perdidos.

De acordo com a delegada regional, Juliana Tridapali, a atuação das forças de segurança na festa têm dado resultados significativos. “Em 2019, os números de furto registrados em outubro, quando comparados com o mês de setembro, tiveram um acréscimo de 160%. Já em 2022, após os dois anos de pandemia sem festa, registramos um aumento de 60% nos registros de furto de outubro. Isso mostra que nosso trabalho tem feito a diferença, por isso o nosso objetivo é inibir cada vez mais as atuações criminosas”.

A Polícia Científica também terá atuação em todos os dias da festa. A novidade deste ano é a possibilidade de identificação de pessoas por meio de sistema biométrico em complemento do sistema de identificação facial.

Já a Polícia Militar terá um efetivo presente de 290 policiais envolvidos diretamente com a festa. Como nos outros anos a PM terá atuação nas modalidades de policiamento ostensivo a pé, com motocicletas, viaturas, drones, canil, tático e Rocam. 

Além disso, todos os desfiles da festa contam com policiamento e a presença dos policiais estará inclusive nos terminais urbanos e rodoviário, e na parte externa e adjacências da Vila Germânica.

“A atuação da Polícia Militar na Oktoberfest, hoje considerada nossa maior festa em Santa Catarina, conta com um grande desafio, mas que será cumprido como em todos os anos. Vamos atuar em conjunto com as demais frentes de segurança e empresas envolvidas no trabalho de fazer a festa acontecer para entregar um serviço de excelência para os nossos cidadãos”, finalizou o tenente-coronel da PM, Márcio Alberto Filippi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*