A Linhaça Faz Bem para a Saúde

linhaa

Pessoal vamos conversar um pouco sobre a poderosa Linhaça. Nos últimos anos, a linhaça vem ganhando espaço pelos inúmeros benefícios que ela proporciona à saúde. A semente é um alimento funcional, ou seja, aquele que ajuda a diminuir o risco de diversas doenças através de seu uso contínuo.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Monash, na Austrália, comprovaram que pacientes que consumiram continuamente a semente tiveram reduzidos os sintomas da menopausa, além da diminuição do colesterol e do peso.

A linhaça é composta de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 2 e Ômega 3). É a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza.

“A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e antinflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exercito de defesa do nosso corpo” afirma a nutricionista Dra. Andrezza Botelho da Silva.

O combate à inflamação é tão importante que ameniza os danos da exposição solar, toxinas do meio ambiente e até alguns agentes químicos. “Atua também na gordura corporal em especial na adiposidade abdominal, pois combate o processo inflamatório ocasionado pelo excesso de tecido adiposo que gera um processo inflamatório crônico” ressalta a nutricionista.

A linhaça também é rica em lignana, uma fibra que varre as toxinas do nosso organismo e ajuda no funcionamento intestinal. Ela pode ser ingerida moída, pois possui uma casca grossa que fica difícil muitas vezes de ser mastigada, além de trazer mais benefícios nutricionais do que a semente inteira. Para moer, basta colocar a semente de linhaça no liquidificador ou triturador por pouco tempo, até virar um pó mais consistente.

Cientificamente já foi comprovado que a linhaça ajuda a emagrecer. O consumo da semente diminui o apetite graças à alta concentração de fibras e outras substâncias que aumentam a sensação saciedade. De acordo com o endocrinologista Omar Botter, depois de ingerida, ela segura a fome e automaticamente minimiza o consumo de calorias. “Para perder peso o ideal e consumi-la no café da manhã. Com a diminuição da fome a pessoa passa a comer menos ao longo do dia”.

A linhaça é recomendada também para pessoas que têm o intestino preguiçoso. A semente, se consumida integralmente, possui fibras. A ingestão delas aumenta a maciez e o volume do bolo fecal, o que resulta em um intestino regulado e uma considerável diminuição de gases intestinais, cólicas, inchaço e oleosidade na pele.

“A quantidade certa para ingestão da linhaça varia de paciente para paciente, mas de um modo geral quando suplementado no mínimo 1 grama dia ou 1 colher de sopa rasa do óleo de linhaça extra virgem” explica a Dra. Andrezza Botelho.

A nutricionista dá duas dicas bacanas para quem quer incluir a linhaça à alimentação:

Para o intestino funcionar bem: Deixe de molho 1 colher de sopa da semente dourada em ½ copo de água filtrada por 4 horas. Após esse período bater o gel formado com um suco de fruta.

Como molho de salada: 1 parte de óleo de linhaça para 2 partes de azeite extra virgem mais erva a gosto. Sempre que possível triture a semente para obter a farinha na hora do consumo, mantendo assim, íntegra a propriedade benéfica da linhaça.

linhaca1

Versátil, quando triturada no liquidificador, a linhaça vai bem com iogurte (prefira os desnatados), em saladas, com frutas e até no feijão. Por perder suas propriedades nutritivas ao longo do tempo, é aconselhável preparar a quantidade que será utilizada na refeição. Para alcançar resultados positivos e não interferir no processo de absorção de nutrientes, ela deve ser consumida diariamente e em pequenas quantidades (uma ou duas colheres de sopa), de preferência no café da manhã ou no almoço, para reduzir o apetite.

Já sob o ponto de vista nutricional, a linhaça fica melhor depois de ser levada ao forno. E, já que você está se esforçando para incluí-la na dieta de forma responsável, evite tostá-la na frigideira: o fogo direto pode alterar suas substâncias benéficas.
Para não enjoar da semente, há maneiras gostosas de consumi-la, como um mix com outras sementes e frutas oleaginosas (girassol, amêndoas e castanhas, por exemplo), em sucos, nos pães, tortas, bolos, massas e biscoitos.

A linhaça pode ser encontrada e consumida de várias maneiras, mas as mais comuns são a semente de linhaça triturada, a farinha de linhaça e o óleo de linhaça. Os três possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumi-los.

Vale a pena conhecermos um pouco mais dos benefícios dessa maravilhosa semente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*