Estilo Provençal

provencal02

A palavra Provençal tem origem francesa, e deriva da palavra “Provence”. Região do sul da França, que se caracteriza principalmente pelo cultivo de lavanda.

O estilo provençal desenvolvido nos Séculos XVII e XVIII no bucólico sul da França foi uma forma criada para imitar os móveis da realeza, o desejo dos camponeses de terem suas casas tão bem arrumadas quanto à da corte francesa, despertou a criatividade dos artesãos da região.

A população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré.

Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.

É uma decoração que nos remete ao estilo de vida rural dos franceses, com casas rústicas de pedra entre os campos de lavanda. Mesmo o interior das casas apresentam as paredes de pedra, com vigas de madeira aparecendo.

O Estilo provençal, tem muita delicadeza e elegância. Eu acho muito lindo, principalmente as decoração de quartos de casal, infantil, lavabos e festas infantis.

Vamos conferir algumas fotos:

provencal01
provencal03
provencal18 provencal32 provencal33 provencal19 provencal29
provencal10
provencal28 provencal20 provencal24 provencal23 provencal22 provencal13 provencal17 provencal15 provencal16 provencal07 provencal08 provencal09 provencal06 provencal05 provencal11 provencal12 provencal04 provencal30 provencal31 1152978-1903-ga provencal35 provencal34

One Reply to “Estilo Provençal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*