FÁBRICA DE GAITEIROS – Instituto Renato Borghetti De Cultura E Música

Que emoção conhecer esse trabalho lindo da Fábrica de Gaiteiros de Blumenau! Conhecer o famoso Renato Borghetti e ouvir essa galera tocando, isso me fez um bem imenso.
É um projeto maravilhoso voltado à sociedade que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.

O projeto atualmente acontece nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel, Bagé e Lagoa Vermelha; e em Santa Catarina nas cidades de Lages e Blumenau, com a participação de mais de 500 crianças/adolescentes entre 7 a 15 anos.

Trata-se do resgate do uso do instrumento no meio sociocultural regional e, para tanto, foi necessário também que se retomasse a fabricação do instrumento para poder disponibilizar de forma gratuita a gaita para a prática dos alunos, que também podem dispor levá-lo pra casa para aprimorar seus estudos. O projeto conta com aulas semanais, atividades extra classes, festivais e diversos eventos que levam a cultura musical a diversas crianças e adolescentes, desenvolvendo sua expressão individual, sentimentos e valores culturais através da música.

Mais informações: www.fabricadegaiteiros.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*