Nova carteira de identidade começa a ser emitida na próxima terça-feira

Novo RG terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos e adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) começará a ser emitida na próxima semana, na terça-feira (26), começando pelo Rio Grande do Sul. O novo RG adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o Brasil.

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado (como smartphones), o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Além do Rio Grande do Sul, as primeiras unidades federativas a receberem o documento serão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Nos demais estados, ainda não há previsão de emissão.

A CIN servirá também como documento de viagem, devido à inclusão do código MRZ (um padrão internacional que é mesmo usado em passaportes). Mas até o momento o Brasil só tem acordos para o seu uso com países do Mercosul, e Para os demais o passaporte continuará sendo obrigatório).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*