O uso e coleta das águas minerais do Circuito das Águas pode ser considerado patrimônio histórico, cultural e imaterial.

O dadivoso hábito de coletar água mineral em nossos parques hidrotermais integra a identidade cultural do uso medicinal, curativo e afetivo desse bem coletivo e ancestral da nossa maravilhosa região da Mantiqueira de Minas. De acordo com a lei que está tramitando na ALMG, proposta a pedido dos povos das águas, trata-se de uma prática proveniente de nossa memória histórica e constituímos com as águas minerais relações de parentesco, desde os povos originários que aqui habitaram – pertencentes aos troncos etnolinguísticos Tupi e Jê.

Esse vínculo que nós, povos das águas, temos com a nossa própria ancestralidade foi alvo de diversas pesquisas acadêmicas que buscaram investigar a prática do uso simbólico e da coleta de águas minerais nas fontes, ao longo das histórias dos municípios do Circuito das Águas.

Portanto, o projeto de Lei 3.952/2022, tão caro para nós, pretende declarar patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado o uso e a coleta das águas nas Estâncias Hidrominerais de Cambuquira, Caxambu, Lambari, Conceição do Rio Verde, São Lourenço, Caldas e Poços de Caldas.

Isso tudo graças ao empenho de pessoas que lutaram e ainda lutam incessantemente pela memória dos que nos antecederam, principalmente no que tange a nossa relação com as preciosas águas carbogasosas.

Agradecimento especial para a autora do projeto, a querida @beatriz__cerqueira, que tem sido uma importante aliada dos povos das águas – sem ela, essa conquista não seria possível.Será um marco para nossa região, vamos torcer para que a lei seja aprovada definitivamente!

https://www.instagram.com/p/Cw78WI4ASQU/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*