Bolo de Maçã com Nozes
Pão de Queijo Divino
Vidas Negras Importam!
Coque Baixo um Clássico que nunca sai de Moda
Cuidados Especiais com Roupas e Acessórios de Couro

A Importância das Frutas na Alimentação

As frutas são nutritivas e fazm bem para a saúde

As frutas são nutritivas e fazem bem para a saúde

Vocês já comeram fruta hoje? A fruta é um alimento completo e saudável. É refrescante, nutritivo, saboroso e de baixo valor calórico. Com elas, podemos fazer os mais variados tipos de receitas. Sucos, vitaminas, saladas, sobremesas, bolos, geleias… Sem contar que há os mais variados tipos de frutas! Tem para todos os gostos! Eu adoro uma frutinha!

A fruta é um importante integrante da alimentação saudável e seu consumo regular está associado à diminuição de mortalidade e redução da ocorrência de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve consumir-se entre 3 a 5 porções de fruta (ou 400 gramas) ao dia, dependendo da idade e necessidades de cada pessoa. É importante consumir diferentes tipos de fruta.

A fruta é uma peça fundamental na alimentação e deve ser consumida diariamente. É ela que fornece vitaminas, sais minerais, diferentes fibras alimentares e flavonoides.

Com base em pesquisa do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), apenas 20% da população brasileira consome regularmente fruta.

Quais são os benefícios no consumo de fruta?

A fruta possui alto valor nutricional, com na maioria das vezes baixo valor calórico, possui geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas é um instrumento essencial na ajuda do controle de peso e combate da obesidade.

A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde, na preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição.

O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de câncer, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de algumas doenças relacionadas ao envelhecimento.

A fruta apresenta benefícios sobre a flora e o trânsito intestinal.

Comer fruta auxilia substancialmente a diminuição do colesterol sanguíneo LDL “ruim” com a menor possibilidade de ter doenças cardiovasculares.

Como escolher a fruta?

A primeira dica é comprar apenas as frutas que serão consumidas ou utilizadas num curto período, conforme a necessidade.
Abacate, deve ter a casca bem lisa, fina e verde. Aperte-o suavemente deve estar firme.

Abacaxi deve ter perfume agradável, adocicado. Ao pressionar com os dedos não deve estar muito duro. A casca deve ser dourada, puxe uma folha da coroa: se sair fácil, está bem maduro.

Banana o ideal é comprar frutas firmes, livre de partes moles ou machucados, e com casca amarela e pequenas manchas. Se não for consumir de imediato escolha as que estão ligeiramente verdes.

Laranja deve ser média, com a pele lisa e brilhante, se a ponta estiver dura, é sinal deter pouco suco.

Limão, tem bastante caldo quando a casca é bem lisa.
Maçã escolha com a pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.

Mamão amadurece muito rápido. Deve ser firme, sem amassados, com a casca lisa e de coloração alaranjada.

Manga prefira as bonitas, com consistência firme e macia. Prefira as mais perfumadas se for consumir no dia.

Melão escolha os com casca firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimido nas extremidades se for bom e maduro cede à pressão dos dedos.

Morangos o ideal é que estejam firmes, vermelhos com brilho e perfume característicos, sem amassados é claro.

Pera se está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, deverá estar doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.

Pêssego deve prefira à fruta de casca firme, mas não dura, quando está maduro exala perfume.

Quanto consumir?

Crianças menores de 2 anos é aconselhável consumir 2 porções o equivalente (entre 100 a 150 gramas).

Crianças de 2 a 3 anos de idade devem consumir 3 porções diárias de frutas (entre 200 a 300 gramas).

Adultos, é indicado o consumo médio de 3 a 5 porções diárias ou 400 gramas de frutas.

DSC_2031

Com o decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza.

Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais. O poder medicinal das frutas é caracterizado para cada espécie.

Então, vamos consumir bastante fruta e ter uma vida saudável e prazerosa!

Uma excelente semana a todos!

Foto: Roni Maciel

Fonte: Revista Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*